Você já se perguntou o que significa educação de qualidade?
Que a educação é um dos problemas mais complexos de se resolver, nós sabemos. A partir disso, cabe a nós refletir sobre o contexto em questão e principais desafios, planejar e executar ações.
Fazendo um recorte específico sobre o ensino de base de Matemática, o desafio é nítido, reflexo de uma profunda desigualdade educacional que persiste no Brasil – e que foi acentuada com a pandemia.
No documento EDUCAÇÃO JÁ 2022 – CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA SISTÊMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, o Todos pela Educação traz uma perspectiva da Educação que defendem, que está muito alinhada ao que a Rede Ensina Brasil acredita e busca diariamente por meio dos mais de 600 participantes que a compõem:
Uma Educação que busque o desenvolvimento do pensamento crítico e de caráter emancipatório, de modo a promover a inclusão social e produtiva de todos e o fortalecimento da democracia; Uma Educação que promova o respeito e a valorização das diversidades como um ativo da sociedade brasileira e da pluralidade de ideias, visões e pensamentos; Uma Educação intencionalmente antirracista e voltada para as relações étnico-raciais e que acolha a todos, independentemente de origem, credo, etnia ou cor, condição socioeconômica, orientação sexual, gênero, condições físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais; Uma Educação em que as escolas trabalhem junto à comunidade escolar pela formação humana integral e contribuam para a construção de uma sociedade justa, sustentável, próspera e democrática.
Como caminhamos para o #UmDia? 🚀
Durante os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Liderança do Ensina Brasil, as professoras e os professores são convidados a promover uma Educação de qualidade, que ultrapasse os limites da trajetória regular voltada majoritariamente ao conteúdo previsto em currículo. A partir daí, surgem inúmeras iniciativas que contemplam o desenvolvimento de habilidades diversas, aplicáveis à vida prática e que dão significado amplo aos/às estudantes.
Exemplo prático disso, foi o Projeto desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental II na EMEF Maria Guilhermina de Castro, escola municipal de Cariacica, no Espírito Santo, por André Liboreiro, participante do Programa nos anos de 2019 e 2020.
André é engenheiro mecânico e professor de matemática. Ele pôde trazer inovação na dinâmica das suas aulas através do Clube da Matemática, um grupo de no máximo 10 alunos e alunas, que se reuniam semanalmente no contraturno para aprofundar seus conhecimentos da matemática de forma diferente do convencional.
A ideia geral do Clube da Matemática era trazer mais aprendizagem para os estudantes de uma maneira lúdica, divertida e que os estudantes conseguissem reproduzir em suas salas. (André Liboreiro – alumni 2019)
Abaixo, está um vídeo sobre a construção de Poliedros do Clube da Matemática:
Aspectos como empoderamento, autoconfiança, autonomia e responsabilidade foram profundamente explorados e aperfeiçoados ao longo dos encontros.
Foi perceptível o progresso de tais estudantes nas aulas de matemática, e para além do desenvolvimento individual, o Clube da Matemática permitiu explorar o desenvolvimento coletivo: as alunas e alunos do Clube replicaram algumas das atividades aprendidas em turmas do Fundamental I e II. Nesses momentos, era possível que eles assumissem a posição de difusores do conhecimento que haviam aprendido no Projeto.
Para se inspirar 🎬🍿
Você conhece o TED Talks?
Essa potente disseminação de ideias também faz parte da Rede Ensina Brasil!!
Em 2019, um grupo de participantes do Programa de Desenvolvimento de Liderança, tutoria pedagógica, estudantes e comunidade escolar se uniram para criar o TED X Alto do Moura ED, em Caruaru – PE.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) como instrumento da transformação social foi o tema norteador da fala de Raianny Araújo, coordenadora de Redes do Ensina Brasil. Segundo ela, estava ali representando educadores e educadoras que lutam incessantemente todos os dias para fazer das nossas escolas públicas um espaço de busca pela liberdade.
Ainda na plataforma do TEDx, Clara Vaz foi aluna de professores e professoras do Ensina Brasil e deu o seu depoimento: Ninguém pode determinar quem você é se você determinar o que quer | TEDxUFMT.
Clara explicita o poder da educação por meio da sua trajetória. Falas como ‘o conhecimento é algo que ninguém tira da gente’ e ‘me propus a não perder nenhuma oportunidade que fosse me dada quando se tratasse de realizar o meu sonho de estudo’ abrem a sua potente fala de reconhecimento da influência da educação em sua vida.