As entrevistas finais duram cerca de 1 hora e acontecem virtualmente, por meio da plataforma Zoom – a mesma usada nas Dinâmicas de Grupo.
No início da entrevista pediremos para você se apresentar. Nosso objetivo é entender mais sobre sua trajetória: quais motivos te incentivaram a chegar até aqui, que pontos da sua vida pessoal e profissional foram relevantes para você se tornar quem é e assim por diante.
Temos todas as informações que nos passaram desde o Formulário de Inscrição, mas isso com certeza não explica tudo sobre você e porque tomou as decisões que tomou até hoje.
Como responder nossas perguntas durante a entrevista?
Todos nós temos uma história interessante para contar. Mas, muitas vezes, temos dificuldade de contá-la de forma objetiva. Existem várias metodologias que nos auxiliam no processo de contar uma história, a que vamos te apresentar é a STAR:
Quando pedirmos para contar sobre alguma situação vivenciada, selecione o momento que quer destacar e procure separá-lo em quatro partes segundo a metodologia STAR. A descrição deve ser curta, em até duas frases. Lembre-se que o objetivo é não ser exaustivo.
Você não precisa contar em detalhes, mas sim dar uma pincelada em pontos importantes da sua trajetória, que podem ser explorados posteriormente. Veja como uma Coordenadora Financeira que atua em uma atlética universitária conta a sua vivência utilizando a metodologia:
Sendo assim, prepara-se para compartilhar suas experiências pessoais e profissionais. Estamos animados(as) para te conhecer melhor!
Quer se preparar ainda mais? 👀
Convidamos pessoas que já passaram pela entrevista do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil para partilharem suas dicas:
Bruno Alexandre, alumni do Programa
“Se eu pudesse indicar um vídeo para quem vai realizar uma entrevista seria a entrevista da Cacau Potássio falando sobre como desistiu de sua carreira de atriz e o que a fez mudar de ideia.”
Ana Clara, alumni do Programa
“Antes de qualquer coisa eu diria o clichê: fique calmo(a)! Nós costumamos ficar ansiosos(as) e nervosos(as) antes da entrevista, mas todo o processo do Ensina é feito de uma forma muito humana e pensando na gente também, então se acalma que vai dar tudo certo! Sendo mais intencional e relembrando a minha entrevista, eu diria que você precisa se conhecer e saber o que você quer.
Pense no que te trouxe até aqui, no que você acredita e em como isso te conecta com a organização e com o que você teoricamente irá fazer nos próximos dois anos. Acredito que você já tenha feito isso (se não fez, corre), mas conhecer e entender o que o Ensina faz é
fundamental. Esteja atualizado sobre o que está acontecendo no Brasil no âmbito da educação. E seja você! Não tente parecer melhor ou criar uma pessoa que não existe, ser você e se conectar com o que você acredita é a melhor estratégia. Boa entrevista!”
1 comentário em “O que buscamos na fase de Entrevista?”
Muito bom!