Para garantir de fato que todas as crianças tenham uma educação de qualidade, além de estar de malas prontas para impactar o país, torna-se essencial compreender o contexto das escolas e das comunidades dos lugares que atuamos.
Quanto ganham os(as) participantes do Programa, qual o contexto educacional dos estados, como atingimos a mudança que queremos e o que dizem os tutores e embaixadores que atuam na região. Na série “Uma volta aos polos”, você encontrará todas essas informações. Na primeira edição te convidamos a conhecer mais sobre os polos da região Centro-Oeste.
Quanto ganham os participantes do Programa que atuam na região Centro-Oeste? 💰
Goiás
Em Goiás, nossa parceria é municipal e começou no ano de 2021 em Luziânia, uma das cidades mais antigas do Estado. Hoje, ampliamos nosso impacto e além desse polo, atuamos nas cidades de Águas Lindas, Cidade Ocidental e Novo Gama.
Com uma carga horária de 40 horas semanais (29 aulas e 12 planejamento), os ensinas que trabalham em Goiás atuam majoritariamente no período matutino e vespertino. Confira o salário*:
Licenciatura Bruto: RS 3,016,60 (40h) + auxílio alimentação: R$ 500,00 + auxílio aprimoramento: R$ 500,00 = R$ 4.016,60
Bacharel Bruto: R$ 2.548,12 (40h) + auxílio alimentação: R$ 500,00 + auxílio aprimoramento: R$ 500,00 = R$ 3.548,12
*os salários são referente ao ano de 2021
Mato Grosso do Sul
Iniciamos a nossa parceria com o Estado do Mato Grosso do Sul em 2017 em Campo Grande, nossa parceria mais antiga.
Com cargas horárias de 30 a 40 horas semanais, os ensinas que trabalham em Mato Grosso do Sul atuam majoritariamente no período matutino e vespertino. Confira o salário*:
Bacharel: Bruto R$ 2.767,50 por 30h Líquido R$ 2.468,04
Licenciado: Bruto – R$ 3.073,95 por 30h Líquido R$ 2.718,34
*os salários são referente ao ano de 2021
Qual é a realidade educacional desses estados? 🔎
Atingindo a mudança que queremos! 🚀
Projetos desenvolvidos
A transformação na educação é sistêmica e o Programa de Desenvolvimento de Lideranças permite um impacto na vida dos participantes, estudantes, escolas e comunidades, para além dos dois anos.
Com 58 participantes atuando como professores líderes em 27 escolas, mais de 18 mil estudantes das regiões de Goiás e Mato Grosso do Sul são impactados pelo Programa.
Luziânia
A ensina Mayara Dias, turma 2021, participou com seus estudantes do Campus Party – Hackathon Low Code. Os estudantes tiveram o desafio de desenvolverem soluções pós-pandemia, criando um protótipo de aplicativo. Um sucesso! Além de terem sido premiados em 1º LUGAR foram homenageados na Câmara dos vereadores de Luziânia, recebendo uma Moção de Aplauso.
Campo Grande
Os ensinas Letícia e Guilherme, em parceria com o professor Heltern, de Química, organizaram apresentações artísticas com os alunos do ensino médio, incentivando-os a produzir um livro. O resultado foi surpreendente e os professores inscreveram os trabalhos no Projeto Rotas e Redes Literárias, da Fundação Vale.
Com a aprovação, eles conseguiram financiamento para produzir um livro com os textos e as fotos apresentadas, além dos conteúdos em formato de vídeo, transformados em QR Code para serem contemplados na publicação.
Como dito por Letícia: “Inovação não está necessariamente relacionada com tecnologia, e sim com o aproveitamento de materiais, com criatividade e trabalho coletivo, e foi exatamente o propósito deste projeto”.
O que dizem os Tutores e Embaixadores? 🗣️
Tutores
Os Tutores Pedagógicos são profissionais que acompanham o processo de desenvolvimento e formação dos ensinas, auxiliando na metodologia utilizada em sala de aula e garantindo que os estudantes estão acessando uma educação de qualidade. Na região do Centro Oeste temos 4 tutores, sendo eles: Varnuz Costa, Aline Camargo e Janaina Magatão.
“Ser tutora é uma experiência de muito enriquecimento, tanto profissional, quanto pessoal. Trabalhar com tantas pessoas boas, abertas ao seu desenvolvimento, que buscam um propósito em comum, nos inspira a sempre melhorar e buscar aprender mais, aumentar o repertório para auxiliá-los. Sem contar com a possibilidade de continuar próximo a sala de aula, aos alunos e a oportunidade de desenvolver boas relações nas escolas.” (Janaina Magatão, Tutora Pedagógica em Goiás)
“Ser Tutor tem ampliado, ainda mais, a perspectiva que estar no chão de escola e as habilidades aprendidas e aprofundadas lá fazem a diferença no mundo onde vivemos, como exemplo cito as conexões com várias pessoas de várias maneiras de pensar e conseguir lidar com as diversidades que acontecem dentro de uma sala de aula.” (Varnuz Costa, Tutor Pedagógico em Campo Grande)
“Ser tutora no EB tem me possibilitado desenvolver minha habilidade em liderança situacional, trazendo mais consciência sobre minha atuação e dessa forma promovendo ações mais intencionais.” (Aline Camargo, Tutora Pedagógica em Goiás)
Embaixadores
Os Embaixadores são participantes do Programa de Desenvolvimento de Lideranças que acompanham a jornada dos candidatos e candidatas do processo seletivo, tirando dúvidas, participando de eventos e conteúdos até o momento em que se tornam ensinas e ingressam na Rede Ensina Brasil. Na região do Centro Oeste temos 7 embaixadores, sendo eles: Carolina Werneck, Cláudio Fhilipe, Renata Araujo, Beatriz Carneiro, Noadia Nogueira, Camila Beatriz e Mayara Oliveira.
Mayara Oliveira – Mato Grosso do Sul
“Intensa. Essa é a palavra que resume a minha experiência no polo de Campo Grande até agora. Atuo numa escola de tempo integral, inserida em uma comunidade quilombola, e estou, assim como outros educadores, vivenciando os desafios da defasagem de aprendizagem e das questões socioemocionais acentuadas pela pandemia.
Apesar da alta carga de trabalho, posso dizer que a minha expectativa de chegar no polo e encontrar pessoas que seriam minha rede de apoio se concretizou. É muito bom não me sentir sozinha nesse processo e sinto que estamos crescendo juntos. O polo de Campo Grande recebeu ensinas muito potentes e sou muito grata de poder dividir essa jornada!”
Noadia Nogueira – Goiás
“Seja bem-vinde ao polo do pequi! O polo do Goiás mudou bastante, porque agora estamos em 5 cidades da região (Luziânia, Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental e Águas Lindas), ou seja, você tem várias opções!
Observação: estamos do ladinho do DF também.
Mais um spoiler que eu quero te dar sobre o Goiás é que trabalhar aqui é sensacional, uma vez que vemos de tudo!
É um lugar super tranquilo para fazer novas amizades, se divertir e, obviamente, tem muito a ser feito ainda, por isso o Goiás te espera! Te adianto que ser ensina supre todas e quaisquer expectativas que você possa ter criado, eu particularmente digo que os sentimentos que experienciei no chão da escola são indescritíveis, mas vou te dar um grande spoiler sobre os próximos passos. Você vai criar vínculos para toda a vida, serão amizades em que as individualidades de cada um vão se encaixar tão bem quanto um quebra-cabeça e vão ser como a sua segunda família. Você não vai estar só, afinal, somos rede!”
4 comentários em “Uma volta aos polos: Centro-Oeste”
Adorei o pouco que soube sobre essa região e a alegria dos ensinas nos seus desafios
Pingback: Uma volta aos polos: Sudeste - Processo Seletivo 2023 | Ensina Brasil
Pingback: Uma volta aos polos: Nordeste - Processo Seletivo 2023 | Ensina Brasil
Gostei bastante de conhecer um pouco a rotina dos ensinas na região centro-oeste, foi muito inspirador.