Para garantir de fato que todas as crianças tenham uma educação de qualidade, além de estar de malas prontas para impactar o país, torna-se essencial compreender o contexto das escolas e das comunidades dos lugares em que atuamos.
Na terceira e última edição da série “Uma Volta aos Polos” – confira a primeira e segunda edição – você conhecerá os Estados em que temos parceria na região Nordeste e entenderá o salário, o contexto educacional, os projetos desenvolvidos e quais percepções e aprendizado adquiridos pelos tutores e embaixadores que ali atuam.
Quanto ganham os participantes do Programa que atuam na região Nordeste? 💰
(os salários são referentes ao ano de 2021)
Na região Nordeste temos mais de uma parceria municipal e uma estadual Todas essas são divididas entre os estados de Pernambuco (Caruaru, Petrolina e Igarassu) e Maranhão (São Luís, Alcântara, Açailândia, Imperatriz e Vargem Grande).
Caruaru
Nossa parceria com o município de Caruaru se iniciou no ano de 2018, inaugurando-se como o primeiro polo da região nordeste. Hoje, temos 34 ensinas, atuando no Ensino Fundamental II em 12 escolas. Tendo uma carga horária de 30 a 40 horas semanais, os ensinas de Caruaru trabalham nos períodos matutino e vespertino.
Escola de Tempo Integral (300h): Salário bruto: R$ 4. 329,36 – Salário líquido: R$ 3.641,14
Escola Regular (200h): Salário bruto: R$ 2.886,00 – Salário líquido: R$ 2.626,26
Petrolina
Nossa parceria com o município de Petrolina se iniciou no ano de 2019. Hoje, temos 39 ensinas, atuando no Ensino Fundamental II em 10 escolas. Tendo uma carga horária de 40h por semana (26 horas com estudantes, que são distribuídas entre sala de aula e práticas de laboratório + 14 horas de planejamentos e reuniões) trabalham majoritariamente nos períodos matutinos e vespertinos, mas há atuação no noturno.
Salário Bruto: R$ 3.129,18 – Salário Líquido: R$2.847,55
(Não há diferenciação entre bacharel e licenciatura, com exceção de eventuais auxílios, benefícios e ou rateio)
Igarassu
Sendo a primeira Rede a se inscrever no Edital de Seleção dos Municípios do Ensina Brasil de 2022, nossa parceria com o município de Igarassu se iniciou neste ano. Hoje, temos 14 ensinas, atuando no Ensino Fundamental II em 7 escolas. Tendo uma carga horária de 40h semanais, os ensinas trabalham no período matutino e vespertino.
Salário Bruto: R$ 2.886,24 – Salário Líquido: R$ 2568,55
Maranhão
Nossa parceria com o Estado do Maranhão se iniciou em 2020 e após muitos projetos desenvolvidos na capital de São Luís em 2021 ampliamos nosso impacto e fomos para o interior do Estado em Alcântara. Hoje, temos 24 ensinas, atuando no Ensino Fundamental II em 11 escolas. Tendo uma carga horária de 40 horas semanais, sendo 20h + 20h (14h planejamento e 26h regência) de Complementação Extraordinária (CET), os ensinas trabalham majoritariamente nos períodos matutinos e vespertinos, mas há atuação no noturno.
Salário Base = R$ 1.876,06 + CET = R$ 1.876,06 + Total Bruto = R$ 3.752,12
Açailândia
Nossa parceria com o município de Açailândia iniciou- se em 2021 após nossa expansão de atuação no Estado do Maranhão. Hoje, temos 20 ensinas atuando no Ensino Fundamental II em 10 escolas. Tendo uma carga horária de 40 horas semanais, sendo 16h de regência + 10h de projeto + 14h de planejamento para sala de aula e projetos, os ensinas trabalham nos períodos matutino e vespertino.
Salário Bruto: R$ 2.886,16 – Salário Líquido: R$ 2568,55
Vargem Grande
Nossa parceria com o município de Vargem Grande também iniciou- se em 2021 após nossa expansão de atuação no Estado do Maranhão. Hoje, temos 11 ensinas atuando no Ensino Fundamental II em 5 escolas. Tendo uma carga horária de 40 horas semanais, sendo 25h de regência mais planejamento e 15h de projetos, os ensinas trabalham nos períodos matutino e vespertino.
Salário Bruto: R$ 2.525,12
Qual é a realidade educacional deste estado? 🔎
Atingindo a mudança que queremos! 🚀
Projetos desenvolvidos
Desde 2018 os participantes do Programa de Desenvolvimento de Lideranças têm buscado diariamente solucionar os desafios educacionais da região Nordeste. Com a presença de 87 ensinas em Pernambuco atuando como professores líderes em 29 escolas e 66 atuando em 34 escolas do Maranhão, ao todo mais de 40 mil estudantes são impactados pelo nosso #UmDia.
Caruaru – PE
Marília, ensina de 2021, ao perceber que o João Vitor, aluno bastante tímido, se interessava muito pela leitura e escrita, decidiu preservar esse interesse e ajudá-lo a explorar ainda mais as suas potencialidades. Com grande estímulo e suporte, ao longo das aulas o estudante dedicou-se a iniciar a produção de um livro autoral.
Intitulado “O real é problemático”, João Vitor finalizou seu livro com grande alegria e como maneira de retribuir e celebrar essa conquista ao terminar o 9º ano e ingressar no Ensino Médio, voltou para sua antiga escola e compartilhou com os outros estudantes todo o seu processo de produção. Um momento em que todos presentes puderam ser motivados de que é possível alcançar grandes objetivos e realizar os seus sonhos. A previsão de lançamento é de janeiro de 2023.
Imperatriz
Com o tema “Como os livros podem contribuir para a educação no Brasil e serem agentes transformadores no ensino e na sociedade?”, a escola CEEM Nascimento de Moraes em que atuavam Marina e Paolla, ensinas de 2021 alcançou o primeiro lugar no ranking estadual do 46º Concurso de Redação da AIPI e foi premiada com materiais e livros didáticos. Como não só este prêmio, as duas professoras líderes também ganharam um grande reconhecimento por terem ficado no ranking estadual de professores que indicaram o maior número de alunos participantes.
O que dizem os Tutores e Embaixadores? 🗣️
Tutores
Os Tutores Pedagógicos são profissionais que acompanham o processo de desenvolvimento e formação dos(as) ensinas, auxiliando na metodologia utilizada em sala de aula e garantindo que os estudantes estão acessando uma educação de qualidade.
Na região Nordeste temos 9 tutores, sendo eles: Ana Laura, Vânia de Oliveira, Flávia Suelly, Higor Lopes, Julia Audrey, Suzane dos Santos, Fernando Lopes, Danilo Luiz, Vivianny Cunha.
“Trago como aprendizado nessa jornada da tutoria a importância de conhecer o contexto, as vivências, respeitando a subjetividade de cada um e mantendo sempre o coração e mente abertos.”(Flávia Suely, Tutora Pedagógica em Igarassu)
“Como tutora eu tenho me tornado uma melhor professora. Eu aprendo com as práticas e reflexões dos ensinas que acompanho e consigo entender os contextos e suas influências com mais visibilidade, pensando em estratégias que podem ser mais interessantes para cada escola e comunidade. Aprendo a ouvir antes de falar e a observar antes de trazer opiniões. Tem sido um processo desafiador, por eu ter saído da minha zona de conforto de várias formas, mas também um caminho de muitos aprendizados.” (Ana Laura, Tutora Pedagógica em Caruaru)
“Um dos meus principais aprendizados é a confiança no processo. Cada ensina ingressa no programa com bagagens, expectativas e desafios diferentes e confiam na nossa parceria para refletir sobre a prática e (re)desenhar suas estratégias. Me impressiona a dedicação, a amorosidade e a criatividade com que cada um deles encontra sua forma de impactar os estudantes e construir o nosso #Umdia.” (Vânia de Oliveira, Tutora Pedagógica em Caruaru)
“Ser tutor em Petrolina me ensinou a olhar com mais carinho e profundidade para o contexto de cada escola que acompanho. Nas observações e co-investigações construímos um locus da prática reflexiva docente, uma via de mão dupla e que me faz aprender enquanto ensino e ensinar enquanto aprendo. Foi neste lugar que desenvolvi minha habilidade de ter conversas difíceis, conversas que são importantes para o desenvolvimento das professoras e professores que acompanho. Ser tutor junto com time do Ensina Brasil, alavanca o meu sonho de continuar trabalhando para que um dia todas as crianças tenham uma educação de qualidade.” (Higor Lopes, Tutor Pedagógico em Petrolina)
“Ao longo dos meses, a experiência enquanto tutor tem afinado ainda mais meu olhar para com o chão da sala de aula, capturando potencialidades, entendo os desafios, apontando possibilidades e olhando para a ação-reflexão-ação da prática docente. A tutoria tem me ajudado a refletir sobre a riqueza docente, vislumbrando processos didático-pedagógicos e contribuindo no desenvolvimento de boas lideranças educacionais.” (Fernando Lopes, Tutor Pedagógico em São Luís, Alcântara e Vargem Grande)
“Ser tutora é aprender a desenvolver um olhar atencioso e sensível para as experiências que acontecem dentro e fora de uma sala de aula. É observar e participar de um conjunto de planejamentos, práticas e reflexões que fazem parte do desenvolvimento pessoal e profissional da tutoria e dos ensinas. Assim, seguimos juntos em busca de um impacto positivo na educação de diversos estudantes.” (Vivianny Cunha, Tutora Pedagógica em Açailândia)
Embaixadores
Os Embaixadores são participantes do Programa de Desenvolvimento de Lideranças que acompanham a jornada dos candidatos e candidatas do processo seletivo, tirando dúvidas, participando de eventos e conteúdos até o momento em que se tornam ensinas e ingressam na Rede Ensina Brasil.
Na região Nordeste temos 11 embaixadores, sendo eles: Joice Andrade, Marília Ferreira, Mauricio Tassoni, Gabriel Guedes, Raquel Pereira, Gabriela Luisa, Waggner Lima, Thiago Pilotto, Sarah Silva, Francielle Ferreira, Monalisa Silva.
Maurício, Igarassu
“Sejam bem-vindas, bem-vindes e bem-vindos ao polo de Igarassu!
O polo mais neném do Ensina Brasil foi inaugurado em 2022 e estamos com 15 ensinas atualmente. Igarassu faz parte da região metropolitana de Recife, estando há 30km de lá. (Pode imaginar curtir a vida noturna em Recife porque é tudo!) Igarassu é uma cidade bem tranquila, com praias maravilhosas e uma rede de conexão muito ampla.
Nós ensinas daqui, temos um laço especial que só a experiência de inaugurar um polo pôde nos proporcionar, criamos vínculos e espaços seguros para acolher a todos. Além disso, estamos falando do Nordeste brasileiro, então se você gosta de programas culturais, músicas, danças e comidas típicas, Igarassu é a escolha certa. Coco e Maracatu todo final de semana. Bares do ladinho de casa. Comida boa e barata. Estamos ansiosos para receber mais amigos e aumentarmos ainda mais nossa rede local! Venha para Igarassu. Essa foto é da praia de Mangue Seco, aqui de Igarassu. É uma das coisas que melhor representa.
Marília, Caruaru
Caruaru é aconchego, acolhimento e energia. O calor no coração é o que marca a ideia de ser Ensina na cidade em que cresci. Redescobrir a educação a partir de um olhar positivo, de quem encontrou ferramentas pra levar para todas as crianças uma educação de qualidade. Caruaru é pulsante, com pessoas que abraçam, que trazem pra dentro e fora de sala de aula o que é a cultura do agreste pernambucano.
Trabalhar em Escola de Tempo Integral poderia até parecer difícil no início e não digo que é simples, mas é reconfortante e inspirador partilhar sonhos com sonhadores. É viver com pessoas que para mudar o mundo basta um pouco de cordel, poesia e forró.
Gabriela, Petrolina
Um dos motivos que me trouxe ao Ensina Brasil foi a possibilidade de mudar de cidade e de conhecer uma nova cultura e região. Sou de Porto Alegre e muito grata por ter caído em Petrolina, pois foi exatamente isso o que encontrei: uma cultura completamente diferente da minha na comida, no jeito de falar, na arquitetura da cidade, no formato da escola, no jeito de pensar e de levar a vida…
Todo dia observo e aprendo algo novo e isso torna a experiência do programa muito mais rica. Também fui acolhida e me adaptei muito rápido à cidade, que é bem estruturada, então oferece diferentes opções para hobbies e locais para sair. Petrolina também fica às margens do Rio São Francisco, onde é possível tomar banho, o que pra mim é uma das melhores partes da cidade e que nada me tira da cabeça que é um lugar meio mágico. Além de tudo, nessa região estamos próximos de diversos destinos turísticos incríveis, sendo possível aproveitar feriados e recessos para viajar, descansar e aprender mais sobre a região. Encontramos uma realidade muito complexa na escola, é um dia a dia muito puxado e cansativo, então me sentir bem, feliz e inserida na cidade faz toda a diferença e dá o gás que preciso pra seguir sendo resiliente no trabalho.
Monalisa, Açailândia
“Eu me formei em Psicologia e desde que entrei na faculdade eu sabia que eu queria atuar para além de uma clínica. Já no meu último ano de graduação, havia uma inquietação sobre atingir o maior número de pessoas em algo que eu verdadeiramente acreditasse ser a individualidade das pessoas e a potência que cada uma carrega em si. Movida nesse sonho e desejo, entrei no Ensina e qual outro espaço podemos impactar um maior número de pessoas, entre diferenças e potencialidades se não no chão de sala de aula?
Aqui estou, escrevendo da cidade de Açailândia, sul do Estado do Maranhão. Posso dizer com convicção que a relação que estabeleci aqui é a certeza de uma mudança pessoal, profissional e íntima comigo mesma, além disso, percebi que não estou sozinha, falo de dentro das minhas inquietações, das minhas dúvidas, dos meus medos, dos acertos, dos erros e dos sonhos.
Açailândia é uma cidade de pouco mais de 120mil habitantes, com características interioranas, poucos espaços de cultura e lazer, tendo parte o bioma amazônico e uns 530km para frente temos Belém do Pará, 600km encontramos a nossa capital São Luís, cujo centro histórico é passível de horas a fio elogiando…
Ah são muitos pontos para conhecer, eu estava pronta para explorar: assim o fiz! Quanta experiência! Quantas histórias! Quantas fotos! E quantos vídeos! Guardo comigo, no coração e na vida!
Neste “ato de ser Ensina”, construímos uma rede entre nós e também com a comunidade. A cidade de Açailândia foi um polo novo, iniciado em 2021, chegamos desbravando tudo por aqui e fomos recebidos de braços abertos, tanto na escola pelos professores gestores, quanto nas unidades regionais da educação. Estes nos integraram como parte da comunidade escolar e é muito gratificante entrar em um espaço que não é seu, mas pela recepção você se sente tão pertencente que a saudade de casa ameniza e o coração fica mais leve. Hoje tenho amigos aqui na cidade que construí, dentro dessa relação que me permite vivenciar a experiência de ser ensina para além da sala de aula. Bem vindes ao Maranhão, lugar de aconchego, de potencialidades, de vulnerabilidades, mas acima de tudo, lugar de rede e acolhimento.
O Nordeste é isso: a representação do abraço, do amor e da solidariedade.”
Raquel, Petrolina:
Sejam bem- vindos (as) ao sertão Petrolinense!!Sim, estamos no sertão e o sol aqui não perdoa. Precisei me adaptar ao clima daqui, que é quente e muito seco, mas logo me acostumei. Não se preocupem, temos períodos mais frescos lá no mês de junho a agosto. Somos agraciados com o Rio São Francisco que nos proporciona momentos de lazer, para quem mora na região central, tudo é muito perto, temos bons restaurantes, boa música, museus, o céu e o pôr do sol mais lindo e vinhedos (os vinhos produzidos aqui são sensacionais).
Petrolina está do ladinho de Juazeiro-BA e tem muita cultura, é considerada a “Califórnia Sertaneja” por sua produção de frutos.Minha experiência aqui tem sido maravilhosa, a minha escola é rural e sou a primeira ensina a atuar lá, aprendo muito todos os dias, amo a cidade, as conexões que fiz, toda rede tem pessoas incríveis, nem de longe imaginei como seria essa experiência. Venha experimentar o melhor de Petrolina e ainda fazer educação de qualidade.
1 comentário em “Uma volta aos polos: Nordeste”
Saber um pouco sobre a realidade do nordeste deu muita vontade de conhecer esses estados. Acredito que a educação pode mudar vidas e no futuro essas comunidades terão uma realidade diferente.