Para garantir de fato que todas as crianças tenham uma educação de qualidade, além de estar de malas prontas para impactar o país, torna-se essencial compreender o contexto das escolas e das comunidades dos lugares em que atuamos.
Na segunda edição da série “Uma Volta aos Polos” – confira a primeira edição, aqui – você conhecerá os municípios em que temos parceria na região Sudeste e entenderá o salário, o contexto educacional, os projetos desenvolvidos e os tutores e embaixadores que ali atuam.
Quanto ganham os participantes do Programa que atuam na região Sudeste? 💰
Cariacica
Nossa parceria com a cidade de Cariacica se iniciou no ano de 2019. Hoje, temos 20 ensinas de 2021 e 36 de 2022, atuando no Ensino Fundamental II em 19 escolas.
Tendo uma carga horária de 40 horas semanais e 200 horas por mês, considerando 125h de regência + planejamento e 75h de projeto (25h semanais de regência + planejamento e 15h semanais de projeto), os ensinas de Cariacica trabalham nos períodos matutino e vespertino. Confira abaixo o salário*
Salário Base: R$ 1.803,84 + Extensão de carga horária: R$ 1.082,30 +Auxílio-alimentação: R$ 200 = Total Bruto: R$ 3.086,14 (bruto) -descontos: R$ 321,52 = Salário líquido: R$ 2.764,62
*os salários são referente ao ano de 2021
Vitória
Iniciamos nossa parceria em Vitória no ano de 2021. Hoje, temos 27 ensinas de 2021 e 22 ensinas de 2022 atuando no Ensino Fundamental II em 16 escolas.
Todos os ensinas deste polo, atuam no período matutino e vespertino, possuindo uma carga horária de 25 horas de regência + planejamento e 15 horas de projetos, estes que em algumas escolas, são desenvolvidos no contraturno escolar como parte do projeto de recuperação de aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação. Segue abaixo o salário*
(40h) Salário Bruto: RS 3.359,09 (licenciatura plena)
(40h) Salário Bruto: R$ 2.620,78 (bacharel)
Pedagogos são considerados bacharéis por atuar no Fund II
*os salários são referente ao ano de 2021
Qual é a realidade educacional deste estado? 🔎
Atingindo a mudança que queremos! 🚀
Projetos desenvolvidos
Desde 2019 os participantes do Programa de Desenvolvimento de Lideranças têm buscado diariamente solucionar os desafios educacionais dos municípios de Cariacica e Vitória. Com a presença de 102 ensinas atuando como professores líderes em 35 escolas, mais de 30 mil estudantes da região Sudeste são impactados pelo nosso #UmDia.
Cariacica
Ao descobrirem que a biblioteca da escola estava abandonada e que houveram inúmeras tentativas de reabri-lá, as ensinas Milena Kohler, Júnia Bicalho e Bruna Garzedim criaram uma iniciativa voltada para a escola e comunidade cujo objetivo era trazer vida novamente à biblioteca escolar. Com muita mão na massa e foco no objetivo, o projeto saiu do papel e foi um sucesso. Os alunos ajudaram em todo processo, desde o design da biblioteca até a separação e registro dos livros e puderam nessa oportunidade desenvolver competências como resolução de problemas, colaboração e criatividade.
Vitória
Diante de um contexto de vulnerabilidade e violência social, os/as ensinas Felipe, Gislaine, Isadora, Jones, Karina e Renan se mobilizaram para promover um espaço de inspiração aos estudantes. Convidaram os MC’s da cidade para conversarem sobre a importância de sonhar. Foi um sucesso! Com muita história de vida, música, rima e grande participação dos alunos, os convidados puderam compartilhar a importância da educação e do acreditar em si.
Um espaço em que os alunos puderam dar voz aos seus sonhos e em alguns casos, aprenderem a sonhar. Confira a notícia publicada pelo site da Prefeitura de Vitória sobre essa iniciativa.
O que dizem os Tutores e Embaixadores? 🗣️
Tutores
Os Tutores Pedagógicos são profissionais que acompanham o processo de desenvolvimento e formação dos(as) ensinas, auxiliando na metodologia utilizada em sala de aula e garantindo que os estudantes estão acessando uma educação de qualidade. Na região Sudeste temos 3 tutoras, sendo elas: Ana Assis, Beatriz Ramos e Marcela Buzatto.
“A tutoria tem me ensinado a ter um olhar atento e estratégico não só para a sala de aula, mas também para todo o ambiente escolar. Aprendo com a diversidade de desafios e potencialidades vividas em cada escola, o quanto a educação é feita por muitas “mãos” e que cada pessoa da comunidade escolar impacta nesse processo.” (Ana Assis, Tutora Pedagógica em Cariacica)
“Acredito que o principal aprendizado é olhar para o contexto e perceber como ele atravessa a sala de aula. Isso apoia muito na troca com ensinas sobre como conseguimos proporcionar uma educação significativa, considerando as particularidades que envolvem todo o ambiente de aprendizagem.” (Beatriz Ramos, Tutora Pedagógica em Vitória)
“Atuar como tutora no Ensina Brasil está sendo uma experiência única e transformadora. É desafiador lidar com inúmeras situações do chão de sala de aula por uma outra perspectiva, mas ao mesmo tempo, é também fantástico poder co construir ações e dialogar com tantas pessoas incríveis. Poder me conectar a outras pessoas que também buscam, todos os dias, uma educação de qualidade para todas as crianças, é algo que me motiva muito.” (Marcela Buzatto, Tutora Pedagógica em Vitória)
Embaixadores
Os Embaixadores são participantes do Programa de Desenvolvimento de Lideranças que acompanham a jornada dos candidatos e candidatas do processo seletivo, tirando dúvidas, participando de eventos e conteúdos até o momento em que se tornam ensinas e ingressam na Rede Ensina Brasil. Na região Sudeste temos 4 embaixadores, sendo eles: Carolina Mota, Verônica Vidotto, Kerllon Kendrick, Leornado Alexandre e Felipe Brandalise.
Verônica Vidotto – Cariacica
“Minha experiência no polo de Cariacica tem sido surpreendente e muito proveitosa. O polo de Cariacica no Espírito Santo fica dentro da Grande Vitória, região metropolitana com as maiores cidades do ES. Possui uma estrutura unificada de transporte público e com fácil acesso às praias bonitas do estado e atividades de lazer que nós aproveitamos muito.
O ensina já está há alguns anos na cidade e uma característica marcante é o legado que tem deixado nas escolas que os ensinas passaram e também nas atuações que tiveram dentro da secretaria de educação. Com isso, o trabalho dos(as) ensinas é muito reconhecido por aqui, o que nos ajuda a termos abertura e apoio em nossas ações dentro do polo. Além do carinho imenso que recebemos dos estudantes diariamente e nutre nosso trabalho. Temos uma carga horária de sala de aula e uma específica para projetos que nos possibilita criar e aplicar projetos que apoiem a aprendizagem dos estudantes. A experiência do polo permite também o convívio diário e a construção conjunta com os ensinas alocados em Vitória e garante pra gente uma rede incrível pra trocas durante essa jornada.”
Leonardo Alexandre – Vitória
“Jamais pensei um dia estar a trabalho em Vitória/ES. Como um menino que nasceu em uma cidade pequena, no interior de São Paulo (Itapira), não fazia ideia do que iria encontrar na cidade e minhas expectativas eram de que seria uma cidade tão grande quanto São Paulo.
Aqui em Vitória tenho uma qualidade de vida muito melhor do que em minha cidade natal e, apesar de ter múltiplas formas de lazer (praias, boates, reservas naturais, montanhas, vôlei…), a cidade é bem pequenininha. Isso faz com que tenhamos prós e contras (esse último em menor escala): o legal é que conseguimos acessar qualquer parte da cidade e de municípios vizinhos pelo transporte coletivo comum, por outro lado, o “desbravamento” da cidade e os lazeres acabam se esgotando rápido. No geral, ser ensina é algo que exige muito foco, resiliência e sobretudo autocuidado para poder suprir as demandas das entidades que estamos em contato: o Ensina Brasil, a Prefeitura Municipal de Vitória, a escola e a faculdade (se for o caso). As exigências são muitas e para poder estar bem para mim mesmo e em meu trabalho, costumo aproveitar o que essa cidade linda oferece nos meus tempos livres e nos finais de semana. Afinal, nada como uma prainha depois de uma semana estressante. O pessoal que costuma ser mais extrovertido pode sentir um choque cultural quando vier pra cá, pois o povo capixaba é bem mais reservado (aprendi isso no meu primeiro dia quando tentei dar bom dia caminhando na rua). Enfim, a cidade tem muitas qualidades e que faz valer toda a experiência!
5 comentários em “Uma volta aos polos: Sudeste”
Não pude participar do zoom! Adoraria ter a chance de assistir, se possível. Mas adorei ler este artigo. Muito esclarecedor e também instigante sobre como é a experiência de ser um ensina!
Olá, Úrsula! Iremos compartilhar em breve a gravação do evento Uma volta aos Polos: Sudeste.
Achei lindo o trabalho que estão realizando no Espírito Santo, queria tanto poder participar dele…
Que bacana ver esses depoimentos, infelizmente não pude acompanhar pelo Zoom dos eventos, mas corro no blog e vejo as postagens pra saber mais sobre como é ser um Ensina, nos ajuda muito nessa caminhada.
Pingback: Uma volta aos polos: Nordeste - Processo Seletivo 2023 | Ensina Brasil