Trabalhar em Rede 🤝
Você já se imaginou fazendo parte de projetos globais? Como você imagina que seja fazer parte de uma rede de lideranças que compartilham do mesmo propósito? Você sabe quais são os diferenciais e potencialidades do Trabalho em Rede?
Abaixo iremos trilhar um caminho coletivamente que permite olhar para o conceito de Rede por algumas perspectivas. É fundamental fazer perguntas-chave nesse processo.
O que é Rede pra você? Como você vê a Rede ampliando suas oportunidades? De que maneira você, enquanto participante de uma rede, promove impacto?
Olhando para essas perguntas conseguimos perceber a complexidade e as inúmeras variáveis que o conceito de Rede abrange.
Para cada pessoa, a experiência em fazer parte de uma Rede é única. Compreender o que é mais relevante e significativo para nós faz parte da nossa jornada pessoal e, assim, cada um é protagonista de suas escolhas.
Isso se aplica ao conceito geral de Rede, incluindo a Rede do Ensina Brasil. A diversidade é uma das grandes riquezas da Rede e a multiplicidade de perspectivas é um reflexo disso.
É a partir da troca e diálogo entre pessoas com diferentes pontos de vista que abrimos espaço para a inovação e o desenvolvimento. Por isso, respeitar opiniões diferentes é fundamental.
De qualquer forma, sempre podemos buscar novas conexões a partir de nossos interesses, necessidades e foco de atuação. Prezamos por interações genuínas independente da quantidade de contatos.
A rede está em constante crescimento. Hoje, a Rede do Ensina Brasil é composta por mais de 600 pessoas, sendo metade delas, membros ativos do Programa de Desenvolvimento de Liderança e metade pessoas que já concluíram os dois anos de Programa, nomeados como Alumni.
A participação na Rede Ensina Brasil ultrapassa o período de atuação nas escolas. Após a conclusão do Programa, os participantes seguem participando da Rede, a saída dela acontece apenas a partir da manifestação de desinteresse do/a participante e/ou a quebra do nosso Código de Conduta.
Qualquer pessoa pode propor novas iniciativas e possibilidades de colaboração desde que estejam alinhadas ao propósito e valores da rede. Assim, a partir de necessidades específicas, é possível pensar em desenvolver ações para segmentos específicos da rede, considerando setor de atuação, localidade, temas de interesse, dentre outros.
É preciso considerar que há múltiplas maneiras de se engajar junto com a Rede. Não há um caminho linear a ser seguido. O importante é ter clareza que a contribuição da rede para seu desenvolvimento é tanto mais significativa quanto maior sua entrega às oportunidades e experiências disponíveis.
E para os Embaixadores, o que é Rede? 👀
Fizemos uma entrevista com dois participantes do Programa para trazer exemplos de visões do que é participar da Rede Ensina Brasil. Conheça-os antes de ler os depoimentos:
Monalisa Silva, ensina 2021 em Açailândia
Formada em Psicologia pela Faculdade de Americana (FAM), na cidade de Americana/SP, acredita que uma educação de qualidade é o maior investimento de uma nação.
Gabriel Guedes, ensina 2021 em Caruaru
Formado em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) acredita na educação como a base da estrutura sociocultural e econômica, sendo capaz de gerar seres pensantes.
O que é Rede para você?
Monalisa: Atuar em rede, para mim, é se conectar com pessoas que têm o mesmo propósito, que acreditam no processo de construção de espaços a partir de ações conjuntas, que envolvem, além de tudo, cumplicidade.
Gabriel: Eu vejo a rede como um espaço não físico cooperativo, ligados pelos mesmos desejos, que no caso do Ensina Brasil é causar impactos na educação do país. Sabemos que atuar em contextos públicos, e principalmente na educação é permeado por inúmeras dificuldades.
Como você vê a Rede ampliando suas oportunidades?
Monalisa: É importante lembrar que nós ensinas não atuamos sozinhos(as) nas escolas, e estar na escola com outros(as) ensinas auxilia muito a troca e a percepção daquele espaço. Isso potencializa nossos projetos e vivência, além do acolhimento que temos uns com os outros, não só na escola, mas no polo.
Gabriel: É incrível como é perceptível que apesar de muitos participantes do programa não se conhecerem pessoalmente, pela rede e alinhamento de propósitos sabemos que podemos contar uns com os outros! Depois de encontros com ensinas de outros Polos, pudemos ver como as ações podem ser potencializadas em Rede.
De que maneira você, enquanto participante de uma rede, impacta os/as estudantes?
Monalisa: Enquanto participante de uma Rede, as ideias e sonhos não ficam sozinhos, compartilhamos nossas inquietações e tentamos soluções para tais. Uma dessas inquietações foi a ampliação das nossas aulas para além da escola, os “aulões” preparatórios para vestibulares.
Gabriel: O Ensina Brasil faz parte de uma rede global chamada Teach for All, que atua em mais de 60 países. Estou envolvido com um projeto chamado English for All, que conecta estudantes de inglês de vários países diferentes.
Para acessar a entrevista completa e saber mais detalhes dos projetos desenvolvidos pela Monalisa e pelo Gabriel, clique aqui.
E para finalizar, mas ainda um ponto de suma importância, fazer parte da Rede Ensina Brasil ultrapassa os dois anos de Programa, há inúmeras oportunidades durante e pós Programa, você continua em conexão com a Rede através dos caminhos que fazem sentido pra você!.
Olhar para o lado e reconhecer pessoas de diferentes perfis que trabalham com diferentes iniciativas é de um valor imensurável!
Evento exclusivo 📆
Neste evento você conhecerá os Embaixadores do Processo Seletivo de 2023, Gabriel Guedes e Monalisa Silva e entenderá o conceito de Rede na PRÁTICA.
1 comentário em “Rede Ensina Brasil: O que é?”
Na minha compreensão, que tive sobre a vida em rede Ensina Brasil e atuar em conjunto com a mesma pespectiva e propósitos, alinhados para uma educação de qualidade.